segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Mateus e seu Livro

O Livro de Mateus é o primeiro Livro do Novo Testamento Bíblico. Ele foi escrito por Mateus, um dos Doze Apóstolos de Jesus. Mateus era judeu e trabalhava como publicano para o Império Romano.
A princípio, ele escreveu este Livro especialmente para os judeus, a fim de provar, como uma testemunha ocular, que Jesus era realmente o Cristo, o Messias, o Salvador do mundo, aquele que foi predito nas Escrituras do Antigo Testamento. Por isso que em suas narrativas ele cita muitas referências do AT, a fim de mostrar que as profecias estavam sendo cumpridas em Jesus, o Cristo.
No capítulo primeiro vemos a genealogia de Jesus, algo muito importante que Mateus quis ressaltar, mostrando que Jesus era da descendência do Rei Davi, e que as promessas feitas a Abraão e a Davi estavam sendo cupridas nEle.
Este Livro foi tão importante, que foi bastante usado pela Igreja Primitiva, principalmente no II Século, para os novos convertidos, a fim de intruí-los.
Mateus também mostra que Israel, quase em sua totlidade, rejeitou a Jesus como Messias, pelo fato de Ele não ser um Messias político, e sim, Espiritual.
Vemos em Mateus um grande evangelista, uma pessoa totalmente dedicada e interessada no Reino dos Céus. A sua transformação deixa bem claro o poder de Deus em mudar a vida das pessoas, seja lá como elas vivam. Um publicano ganhava bem, tinha seu salário certo, além daquilo que conseguia desonestamente.
Mas o que adianta ter tanta riqueza e fama, se dentro de si existe um vazio enorme? E foi nesse contexto que quando ele estava assentado na alfândega, alguém olhou para ele, não com um olhar de desprezo - pois os judeus odiavam os publicanos - mas com um olhar de amor e de misericórdia, e com uma voz suave e meiga, lhe disse: "Segue-me". Ele não pensou duas vezes, não pensou no seu salário e nem no ganho fácil, ele só queria uma chance de mudar. E sabe qual foi a atitude dele? "Levantou-se e segui-O".

Nenhum comentário:

Postar um comentário