segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O Que as Pessoas Dizem ser Jesus?


Hoje em dia existem muitas respostas a respeito de quem é Jesus. Muitos o consideram como simplesmente um personagem histórico que revolucionou a sua geração há dois mil anos atrás. Outros o classificam como um judeu com novas ideias diferentes a respeito de Deus. Outros dizem que ele foi um filósofo com uma filosofia exemplar jamais vista. Outros o classificam como um religioso fanático e com muitas heresias.
Mas nós sabemos que para julgarmos uma pessoa, primeiro precisamos ouvi-la e ver o que ela fez e praticou. E o melhor livro para se conhecer a respeito de Jesus é a Bíblia Sagrada.
A Bíblia nos mostra que Jesus realmente foi um personagem histórico: ele nasceu e viveu aqui na terra como uma pessoa normal, só que com um detalhe: ele só não fez parte da história antiga, como também ele faz parte da história hoje, pois a Bíblia relata de maneira convincente que ele ressuscitou e está vivo eternamente. E ele foi e é um revolucionário, não um revolucionário rebelde e mal, que faz as coisas pela força, mas ele revolucionou a sua geração com uma mensagem de amor e de paz, e isso reflete ainda hoje no comportamento daqueles que são verdadeiros cristãos. E a experiência humana prova isto, pois as pessoas sentem ele dentro delas, transformando a vida de cada uma delas.
Ele foi também um judeu que viveu segundo o costume e tradição de seu povo. Conhecia muito bem a religião judaica, era um estudante da Torá, ia frequentemente para as sinagogas aprender com os mestres e rabinos de sua época. E isso lhe deu muita confiança da liderança religiosa de seu tempo, pois se assim não fosse, ele não teria permissão para ler e falar a Palavra de Deus. E quando ele falava de Deus, não falava de um Deus novo, ou de uma ideia nova a respeito de Deus, mas ele falava do Deus único e verdadeiro, o Deus de Israel, o Deus revelado no Antigo Testamento. E ele o revelou de forma mais simples e perfeita e também clara, para que todos pudessem o conhecer e chegar a verdade absoluta e saírem do erro.
Podemos também dizer que ele foi um filósofo, mas um filósofo diferente do que conhecemos hoje em dia, e a sua filosofia não é mais uma ideia a ser seguida, mas a verdade absoluta de Deus que todos devem seguir e praticar, pois ela não trata somente das coisas aqui da terra, mas das coisas eternas de Deus, como a salvação e a vida eterna.
Tratando de religião, podemos dizer que ele fazia parte do judaísmo, mas não como um meio de salvar-se, mais no sentido de fazer parte de uma comunidade religiosa. Também sabemos que ele não era fanático, pois um fanático perde o controle das situações e é desequilibrado. Jesus foi uma pessoa equilibrada e de boa mente, seu modo de conversar mostra claramente que ele tinha saúde mental, e nenhum fanático era chamado de rabi, caso que a autoridade judaica atribuiu a ele. Também não foi uma pessoa que pregou heresias e nem quis desviar o povo das verdades contidas nas Escrituras. O que pode ter acontecido foi uma má interpretação de sua mensagem, mas quando olhamos para o que ele pregou e ensinou vemos que não existe nenhuma heresia ou contradição em relação ao que os profetas falaram nas Escrituras. Ele completou e concluiu o Antigo Testamento no Novo Testamento, cumprido tudo o que estava escrito dele e o que iria acontecer. Uma das provas internas é o apostolo Paulo, doutor da Lei, homem muito sábio e respeitado naquela época, que disse que Jesus era realmente o Filho de Deus e o prometido salvador da humanidade.
Bem, até este momento falei um pouco sobre quem é Jesus. Mais será que ele falou alguma coisa a respeito dele mesmo? Sim, ele falou. Ele disse: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo 8.32). E quem é essa verdade? Ele mesmo reponde: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Jo 14.6).
Agora você sabe que Jesus é verdeiro, e só ele pode salvar as pessoas e levá-las para Deus.
Ele não somente é um personagem histórico que viveu a uns dois mil anos atrás, ele é eterno, e quer dar a vida eterna para você também, basta você recebê-lo como seu salvador. Ele não é simplesmente um judeu com ideias novas a respeito de Deus, ele é Deus bendito eternamente como afirmou o apostolo Paulo no livro de Romanos.
Ele não é simplesmente um filósofo com argumentos racionais de estilo de vida, ele é a própria vida, a vida encarnada, o Verbo Eterno que se tornou carne e nos deu o exemplo para seguirmos.
Ele não é um religioso que precisa de um salvador, ele é o próprio salvador da humanidade, ele é a verdeira religião, pois o conceito básico de religião é ligar o ser humano com o divino, e quem tem Jesus, tem Deus em sua vida. 

Texto escrito por: Adriano José Ursulino Isidro  

Nenhum comentário:

Postar um comentário